t25

Caso nada seja feito, a situação do Rio São Francisco, que já não é boa, pode se agravar. A preocupação é do prefeito de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, Eudes Ribeiro (PV), que vê a situação como a pior enfrentada pelo rio na história. Segundo o gestor, se a revitalização não for feita no prazo de quatro anos, o “Velho Chico” sucumbe, vira riacho.

Em entrevista à Coluna Tempo Presente, do A Tarde, Ribeiro afirmou que mesmo com o R$ 1 bi para transposição e R$ 100 milhões para recuperação, o rio não recebeu nenhuma obra que interrompa o curso da degradação.

Eudes disse que a navegabilidade na Lapa, na Barra e em outros municípios banhados pelo rio, é praticamente nula e em alguns trechos dá para atravessar de pé. Ele informa também que a vazão que era de 1,5 mil metros cúbicos no ano passado, já baixou de 1 mil m³ e agora é de 900 m³.

A época de seca, que chega em setembro, preocupa ainda mais o gestor. Uma espécie de caravana com vários prefeitos da região, junto com o bispo dom Luiz Cappio, de Barra, irá a Brasília para chamar a atenção do Congresso para o dilema do Velho Chico.