Cordeiros: Colégio se destaca no reuso da água e na produção de orgânicos para a alimentação escolar

A comunidade escolar do Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, no município de Cordeiros, a 140 km de Brumado, está desenvolvendo uma série de projetos que aliam o processo de ensino e aprendizagem com a proteção e conservação do meio ambiente. As diferentes experiências sustentáveis de reaproveitamento da água e otimização da alimentação escolar foram apresentadas ao Secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, e a técnicos do órgão central durante visita na escola.

Na unidade, que possui 392 estudantes do Ensino Médio regular, há dois anos é desenvolvido um projeto que reaproveita a água das pias para a irrigação de orgânicos plantados na escola, os quais são aproveitados na alimentação escolar. A água da pia chega às plantações através de mangueiras conectadas por canos que saem das pias. Já o sistema de irrigação é por gotejamento feito com garrafas pet.

A escola também capta água de chuva por calhas e armazena para reutilização. As iniciativas fazem parte do projeto ‘Juventude em ação por uma escola sustentável’, da Agenda 21. O projeto foi desenvolvido com a participação dos estudantes em articulação com as duas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida criadas no colégio. Outra importante iniciativa que também reflete na qualidade da alimentação escolar é uma parceria com a prefeitura do município.

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social são fornecidos para a escola uma média de 90 litros de leite por semana. Parte deste leite é utilizada na produção de queijos, iogurtes e sequilhos produzidos pelas merendeiras e que incrementam a alimentação dos estudantes.

Fonte: Achei Sudoeste