Festa do Terno de Reis: A tradição que se mantém viva em Jânio Quadros

De acordo com o costume, o grupo de músicos que integram o Terno de Reis percorre as casas a partir do dia 25 de dezembro, levando música, dança, orações e a imagem do Santo Reis até as famílias. A festa só se encerra no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis.

No município de Presidente Jânio Quadros, Seu Francisco popular (chico molenga), 64 anos, mantém viva a tradição do Terno de Reis com a ajuda de amigos, netos e filhos; e todos os anos o grupo de Reis sai por 6 noites para celebrar a tradicional festa que há décadas vem mantendo um rito que foi passada pelo seu avô.

Em entrevista ao janioquadros.com, o seu chico contou que começou com o Terno de Reis ainda quando criança e, que já mantém a tradição há mais de 50 anos. Ele toca diversos instrumentos e também canta durante as apresentações.

“Tinha vezes que havia  mais de quatro Terno de Reis, hoje em dia, só mais o pessoal das fazendas que gosta do Reis, o apoio é muito pouco”, afirmou.” Seu chico lamenta que os jovens não demonstrem interesse em levar a tradição adiante.