No dia 13 de junho aconteceu no município de Presidente Jânio Quadros Um Seminário de produção intensiva de leite a pasto. Na oportunidade participaram diversos criadores de gado de leite do município. A ação é voltada para produtores e produtoras familiares de leite, agentes comunitários rurais e técnicos.

O prefeito Leo Gambá fez abertura do seminário juntamente com o vice-prefeito e vereadores: Celso Teixeira,  Martins José (Kiko) e Joaquim Lima, agradecendo a presença do SETAF Sudoeste Baiano no evento e do Superintendente da Agricultura Familiar na Bahia o Sr. Marcelo Matos enfatizando que o município tem buscado implantar projetos que gere desenvolvimento em todos os aspectos.

A Secretaria de Agricultura de Presidente Jânio Quadros Sra Ana Paula Dutra agradeceu a presença de todos e desejou um bom aproveitamento do seminário, momento impar para o desenvolvimento do município.

Na abertura o Superintendente Marcelo Matos fez uso da palavra destacando a fala do Governador Rui Costa no evento de lançamento do Garantia Safra “aproveitem e explorem as empresas familiares (propriedades rurais) existentes em seus municípios para gerarem empregos e melhorarem a renda dos seus munícipes,senhores prefeitos” Com esta motivação destacou a importância do seminário e o apoio do prefeito Léo Gambá na agricultura familiar local. Segundo Marcelo Matos espera obter resultados rápidos com a realização deste seminário.

O Gerente Territorial da CAR Antonio Neto também “parabenizou o município pelo evento e fortalecimento da agricultura familiar e que evento como estes trás conhecimento e naturalmente empondera os agricultores familiares, provocando os agricultores a repensarem a gestão de suas propriedades”.

A BAHIATER representada no evento pelos técnicos Marcos Soares e Ariel Peixoto destacaram a importância da extensão rural e a assistência técnica na Cadeia produtiva do Gado de Leite e se colocaram a disposição para a implantação e uma Unidade de Referencia de Produção de Leite e capacitação dos técnicos da Secretaria de Agricultura.

Para o Agricultor Familiar Sr. Malvin disse que foi “uma boa oportunidade de conhecer novas técnicas e aprender mais sobre a produção de leite e oportunidade de receber assistência técnica especializada na produção de leite”.

A Implantação destas tecnologias de produção, uso intensivo de pastagens e implantação de reserva estratégica de alimentos para o rebanho, em períodos de seca, utilizando palma forrageira, com gestão técnica e financeira da bovinocultura de leite, manejo alimentar, reprodutivo, sanitário, melhoria do conforto e bem-estar dos animais, além de tecnologias ambientais.


No final do dia foi realizada visita técnica na propriedade do Sr. Malvim vitorino de Araujo no povoado de Terra Vermelha onde será implementada uma Unidade de Referência para a realização intercâmbios para depois agricultores do município e região.

O Prefeito falou da possibilidade do município receber um resfriador de leite através da Cooperativa Cooperleite, mas que, caso não aconteça o município está se preparando para aquisição do equipamento com unidade de pasteurização com recursos próprios a fim garantir a entrega do leite para o PAA-Leite.