Foi realizado na manhã desta sexta-feira (18), no Centro de Convivência Santo Anibal, em Jânio Quadros, o 1º seminário da agricultura familiar com a Parceria Mais Forte Governo do Estado, Prefeituras e Sociedade Civil Juntos pela Agricultura Familiar.

Durante o evento, foram assinados convênios entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg), no âmbito do projeto de Mecanização Rural (Promer). Já o projeto Mais Ater foi assinado com a Prefeitura Municipal de Presidente Jânio Quadros, para fortalecer o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater).

O objetivo principal do seminário foi realizar um balanço das ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da SDR, nos municípios do Território, além de planejar ações futuras. O evento é realizado por meio de parceria entre a SDR, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião e a Prefeitura Municipal de Presidente Jânio Quadros.

Para o prefeito de Presidente Jânio Quadros, Alex da Silva, essa parceria entre prefeituras e Governo do Estado e a realização desse seminário é importante para o desenvolvimento do Território: “É uma satisfação muito grande para nós recebermos este evento e trocar experiências sobre o que está sendo realizado em nosso município, para fortalecer a agricultura familiar e o modo de acessarmos os recursos do Governo do Estado para desenvolver a produção rural”. O prefeito anunciou ainda a criação do Vale Compra da agricultura familiar, para que os servidores do município possam comprar os produtos diretamente dos produtores nas feiras, gerando renda para os agricultores e agricultoras familiares.

Visita técnica

Durante o encontro, foram realizadas as apresentações do Civalerg, das ações da SDR, a exemplo da limpeza de aguadas, mecanização agrícola, distribuição de mudas de palma, assistência técnica e extensão rural (Ater), implantação de agroindústrias e entrega de equipamentos, além de um balanço do que vem sendo realizado pelos diversos órgãos do Governo do Estado e pelas prefeituras. O território tem se destacado na produção da agricultura familiar e no crescimento de cadeias produtivas como a mandiocultura, apicultura, cafeicultura, e caprino-ovinocultura, entre outras.

“O Governo do Estado tem focado muito em fortalecer os municípios via consórcios, trazendo convênios, como os de construção de barragens, ponte e limpeza de aguadas, entre outras ações que nos últimos anos vêm melhorando as condições de vida no campo e ajudando muito  a economia local”, ressaltou o presidente do Civalerg, Márcio Ferraz.
Izabel Pereira, agricultora familiar da Associação Pedra Azul, município de Presidente Jânio Quadros, fala da melhoria da qualidade de vida da comunidade, após a implantação das cisternas de água para consumo e para produção: “Depois que chegaram as cisternas melhorou as vidas das 200 famílias associadas, e foi muito bom também porque nos ajudou a produzir não só a mandioca, mas também frutas, legumes e hortaliças”.

A programação contou ainda com a realização de uma visita técnica ao projeto voltado para caprino-ovinocultura, na Fazenda Batalha, município de Presidente Jânio Quadros. No município, foram contabilizados cerca de seis mil animais de 43 produtores. A propriedade rural visitada foi a de Adriano Soares, que aumentou o rebanho de caprinos, que passou de cinco para cerca de 100 animais, em cerca de oito meses.

Estavam presentes no seminário o diretor-geral da CAR, Adroaldo Almeida, o deputado federa, Waldenor Pereira, o representante do Banco do Nordeste, Fábio Pereira, e a equipe técnica e dirigentes da SDR no território, entre outras lideranças da região.