A Prefeitura de Presidente Jânio Quadros por meio da Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica alerta a população sobre Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado nos dias 6,7 e 8 de maio de 2019 na zona urbana do município.

O estudo identificou o índice infestação do mosquito em 10,6 % este classificado pelo Ministério da Saúde como de ALTO RISCO de transmissão das doenças relacionado ao mosquito Aedes Aegypti. Sendo que o índice satisfatório preconizado pela Organização Mundial da Saúde é abaixo de 1%.

A maioria dos criadouros foram do tipo A2, representando 79,3% dos focos, que são as caixas d”água e tambores, 17,2% do tipo B, baldes e recipientes pequenos encontrados nos quintais das casas, e 3,4 % do tipo C,depósitos fixos.

Ressalta-se que nenhuma medida adotada pelo poder público surtirá o efeito esperado sem a efetiva participação da sociedade, com cada cidadão cumprindo seu papel social em prol da saúde pública.

A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA nasce em nossas casas, no lixo que não acondicionamos adequadamente, nos reservatórios de água que deixamos destampados, nos vasos de plantas que deixamos acumular água e nos pneus que guardamos no fundo dos quintais de nossas casas.

A maneira mais eficaz de se prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do mosquito transmissor. O mosquito coloca seus ovos apenas em acúmulos de água limpa, muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas, tais como: pneus velhos, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de flor, recipientes jogados em lixo descoberto, vasilhas de animais, ralos onde o fluxo de água não é continuo, entre outros.
Façam a sua parte, tome uma atitude e elimine de sua casa os possíveis criadouros do mosquito.