A Secretaria Municipal de Saúde de Jânio Quadros meio do Conselho Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (12), no plenário da câmara municipal, uma Reunião Ampliada para falar sobre a saúde da mulher e política de saúde no território, com o tema: “Saúde das mulheres desafios para integralidade com equidade”. O objetivo de materializar a integralidade com equidade do SUS no município.
Neste evento foram formuladas propostas e representantes para a Conferência Macrorregional de Saúde da Mulher que acontecerá em Vitoria da Conquista.
Foram identificados nos eixos abordados a importância de falar da violência contra a mulher o que teoricamente implicou falar sobre a cultura do machismo.
Um dos pontos mais cruéis e cristalizados do machismo no Brasil é sua naturalização. Práticas machistas muitas vezes são interpretadas como hábitos culturais e inofensivos e, por isso mesmo imutáveis.
Por trás dos discursos que legitimam o machismo a violência sofrida pelas mulheres é muitas vezes aceita ,não sendo rara a sua culpabilização em situações de violência.