De acordo com a nova estimativa populacional para este ano de 2016, divulgado na última terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Maetinga voltou a registrar perda populacional.

Segundo o IBGE, a estimativa da população do município de Maetinga para o ano de  2002,  era de 14.378 pessoas, já em 2010, os dados coletados pelo senso demográfico apontaram 7.038 habitantes.

Segundo o novo relatório, apenas 4.796 pessoas residem no município atualmente, ou seja, entre os anos de 2000 e 2016, a perca populacional foi de 8.890 pessoas. Dentre os fatores que corroboram para perda populacional da cidade estão a seca e a falta de emprego e renda, o que leva os populares a migrarem para outras cidades e estados em busca de emprego.

Outro dado curioso é que nesse período de seis anos havia quase o dobro de mulheres em comparação aos de homens no município, o que é reforçado pelo fato de muitos pais deixarem seus lares em busca do sustento das famílias. No entanto, os números começam a se equilibrar, uma vez que, após conseguirem se firmar nas novas moradias, os homens levam também os demais membros das famílias. A situação provocou uma nova queda na população, afetando diretamente a arrecadação e a economia do município.