A Secretaria Municipal de Saúde informa que o município de Presidente Jânio Quadros não se encontra em surto de febre amarela e, por isso, não está realizando o bloqueio vacinal. As vacinas contra febre amarela estão sendo disponibilizadas como forma de prevenção rotineira do calendário vacinal. Consultar o cartão vacinal, porque duas doses da vacina da Febre Amarela já está imunizado.
Como houve divulgação na imprensa local de caso confirmado em macaco na cidade de Cordeiros, a procura nos postos de saúde do município mais que quadruplicou no último dia.
Salienta-se que não existe prazo para a finalização de aplicação das vacinas, já que a vacina de Febre Amarela faz parte do calendário vacinal. Atualmente, há sete salas de vacinação no município.
Em relação à vacinação de pessoas com mais de 60 anos, cumpre esclarecer que ela somente está indicada em caso de confirmação de surto e com acompanhamento sistemático para avaliação dos eventos adversos. Segue trecho da nota técnica 01/2017 da Secretaria de Estado da Saúde:
“Pessoas com 60 anos e mais e que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: Se for residente em área de risco (zona rural), com ocorrência de epizootias e casos prováveis/confirmados de febre amarela, DEVEM receber uma dose com precaução e serem devidamente acompanhadas em relação aos eventos adversos”.
Como Jânio Quadros não se encontra em situação de surto e não há casos notificados na região, caso o idoso queira se vacinar solicita-se que seja realizada a prescrição médica para que o profissional esteja ciente do risco de complicações pós-vacinais e faça o acompanhamento sistemático do idoso.
Conforme a nota técnica, ainda que as reações sejam raras, elas podem ser graves, sendo que as principais manifestações de reação à vacina de febre amarela são: reações locais como dor no local de aplicação e manifestações sistêmicas gerais como febre, cefaleia e mialgia. Eventos adversos graves também podem ocorrer, como reações de hipersensibilidade, doença neurológica aguda (encefalite, meningite, doenças autoimunes com envolvimento do sistema nervoso central e periférico) e doença viscerotrópica aguda (infecção multi-sistêmica generalizada, semelhante às formas graves da doença).
Mais informações sobre a vacinação contra a febre amarela podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde no Setor de Epidemiologia e Atenção Primária e em todas as Unidades Básica de Saúde do município. Telefone (77) 3492-2426