JACARACI – Um possível caso de paciente com coronavírus está sendo investigado na cidade de Jacaraci,na região Sudoeste da Bahia. Conforme apurou o janioquadros.com, se trata de um japonês idoso que tinha  retornado recentemente  de uma viagem do Japão. Ele apresentou os sintomas como febre, tosse e dispneia.

De acordo com informação colhida pela reportagem, o morador do distrito de Irundiara,zona rural, e já foi transferido para Salvador, para prosseguimento da investigação diagnostica. A transferência ocorreu na madrugada desta quarta-feira (29/01), em uma UTI aérea.

Confira a nota de Esclarecimento da Secretaria de Saúde de Jacaraci:

Um paciente suspeito de infecção pelo vírus “2019-nCov”, foi atendido e mantido em isolamento no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, no município de Jacaraci.

O caso em questão se trata de um indivíduo que chegou do Japão no sábado (25 de Janeiro de 2020) e apresentou sintomas da Síndrome Respiratória Aguda. Ressaltamos, que o paciente é Japonês, não esteve na China, mas teve contato com chineses durante o vôo que o trouxe ao Brasil, motivo pelo qual o serviço de saúde municipal emitiu uma notificação epidemiológica.

Todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, bem como da OMS – Organização Mundial de Saúde, foram tomadas de forma imediata pela equipe de saúde do município.

O paciente está estável e já foi transferido, via sistema de regulação, para o Hospital Couto Maia em Salvador, onde serão realizados os exames complementares para definição do diagnóstico.

O Ministério da Saúde confirmou mais dois casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Com isso, já são três os possíveis registros de infecção pela nova doença em território nacional. O coronavírus matou 106 pessoas na China e infectou mais de 4 mil.

Com informações: Folha do Vale