Lançado pelo Prefeito Lélio Jr. – PL, com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues – PT, o programa de transferência de renda municipal Comida na Mesa foi alvo de reclamações de vereadores de situação e de oposição em sessão da Câmara Municipal de Presidente Jânio Quadros nesta quarta-feira, 26.
O primeiro a se pronunciar foi o vereador Marcos Sousa, Galego, do Partido Liberal – PL, que afirma ter verificado pessoas “não necessitadas” foram beneficiadas pelo programa e espera que o fato seja revisto pela administração.
O vereador Manoel Messias Brito, Lezinho, do Partido Liberal – PL, amenizou o fato de haverem pessoas não enquadradas nas condições de necessidade por acreditar que alguns tenham se aposentado depois de terem se cadastrado no programa.
Já o vereador Aparecido Viana, também do Partido Liberal – PL, que hoje faz oposição ao prefeito, lamentou o fato de saber que, invés da assistência social estar fazendo a seleção das famílias, observou “pessoas indo receber o cartão na prefeitura”. Prometeu fiscalizar o programa.
O líder da bancada de situação, vereador Carlos Vieira – PSD, disse que o programa foi lançado ontem e começou a funcionar hoje, ignorando que o cadastro de beneficiários do programa fora realizado anteriormente.
A Lei Municipal 314/2022, que institui o Programa Comida na Mesa, determina que serão beneficiadas pelo programa famílias que se encontrem em extrema pobreza, e situação de pobreza, de acordo com os dados constantes do Cadastro Único do governo federal.
Veja no vídeo: