Um incêndio de grande proporção atinge uma Área de Proteção Ambiental (APA) na região da Serra das Almas, entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. O fogo teve início na manhã da última terça-feira (29).

Em entrevista, Dilsileia Anjos Santos, que faz parte da coordenação de meio ambiente na cidade de Rio de Contas, informou que os trabalhos de combate ao fogo continuam com maior intensidade aos focos na região da cidade de Livramento. Segundo ela, quatro aeronaves despejam água na área afetada o tempo todo a fim de impedir que as chamas avancem. “Estima-se que em torno de 1000 hectares já foram consumidos pelo fogo.

Vários animais também morreram”, declarou. Peritos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) já se encontram na região para investigar as causas do incêndio. Estes contarão com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a qual também tem colhido informações com a população com o objetivo de chegar a uma conclusão.

Dilsileia afirmou que as seis Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) que se localizam na Serra das Almas foram atingidas e os trabalhos se concentram em não permitir que o fogo alcance nascentes importantes, como a do Rio Brumadinho, que abastece as cidades de Livramento e Rio de Contas. Anjos ainda reforçou o apelo para doação de suprimentos no intuito de manter os trabalhos na localidade.

Fonte: Achei Sudoeste