t15

O volume de chuvas nas regiões da Bahia superou, em 21 dias, a média histórica analisada para o mês de janeiro. A informação é da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

A região da Chapada Diamantina se destacou. Em 21 dias, a Sema diz que a média na região foi de 312,9 milímetros, sendo que a média histórica é de 105,3.

Em Jânio Quadros, sudoeste baiano o tempo segue chuvoso, a previsão é de 108 mm chuvas para os próximos dias. Apesar de chover a mais de 7 dias, os principais reservatórios de água que abastece a cidade permanece no mesmo volume.

t16

Barragem do Espinheiro

A Barragem da Solidade já não abastece a cidade devido o baixo nível de água como mostra na imagem abaixo. A ultima vez que o reservatório snagrou, foi com as cheias no final do ano de 2013.

t17

Barragem da Solidade

As regiões oeste, norte e sudoeste também superaram a média histórica de chuvas. Situação semelhante ocorreu na região do Rio São Francisco, no nordeste e recôncavo da Bahia.

De acordo com a secretaria, o sul da Bahia foi a única exceção e não superou a média histórica de precipitação que é de 125,3 mm. O acumulado na região foi de 89,6.
Por conta da chuva, diversas cidades registraram alagamentos na Bahia. O caso ocorreu na quinta-feira (21) em Santa Maria da Vitória e Barreiras, ambas no oeste da Bahia, e em Jaguarari, no norte da Bahia.

t18

Em Santa Maria da Vitória, as águas do rio que corta o município, um afluente do Rio São Francisco, transbordaram. O centro da cidade foi um dos locais mais afetados. Em algumas regiões, moradores precisam usar barco e caiaque para sair de casa e salvar móveis e eletrodomésticos.