Durante esta semana, o prefeito Alex da Silva (Leo Gambá), está cumprindo agenda de trabalho na Assembleia Legislativa e em secretarias do governo da Bahia acompanhado do Vice-prefeito Messias Aguiar, do presidente da Câmara Municipal, Celso Teixeira, e dos vereadores: Joaquim Lima, Kiko, Carlinhos, Lorinha e Luis Moreira. Ontem, a comitiva visitou o gabinete do deputado estadual José Raimundo (PT) que acompanhou a comitiva, juntamente com o deputado federal Waldenor Pereira (PT) à Secretaria de Agricultura. Recebidos pelo secretário Vitor Bonfim, foram informados do processo licitatório para a construção de um Centro de Comercialização de Animais.

O equipamento facilitará o comercio de animais no município e é fruto de uma emenda ao orçamento da União do deputado Waldenor. Na Secretaria de Desenvolvimento Rural, SDR, o secretário Gerônimo Rodrigues, acertou a assinatura, nos próximos meses, de convênios entre o município e a secretaria para o fortalecimento da Agricultura Familiar com ações em assistência técnica, preparação de solo, limpeza de aguadas e regularização fundiária no campo e cidade. Na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, o prefeito solicitou agilidade no desembaraço da situação de um lote de 429 cisternas de placas para captação de água das chuvas que começaram a ser construídas ainda em 2016, mas está interrompido.

O prefeito também solicitou agilidade com relação ao PPA-Leite (Programa de Aquisição de Alimentos – Leite), no qual o município já fez adesão e ainda não pôde adquirir os produtos por falta de uma unidade de beneficiamento. O prefeito solicitou a autorização para aquisição em um laticínio no município de Brumado. A Superintendente Rose Pondé garantiu que será verificada a disponibilidade no laticínio. A comitiva esteve ainda no gabinete do senador Otto Alencar acompanhada do ex-deputado Cloves Ferraz. O senador se dispôs a ajudar o município junto aos governos estadual e federal na liberação de recursos e assinatura de convênios pleiteados pelo município para infraestrutura e para o enfrentamento da crise da falta de água na sede e interior do município. Agenda mais importante da comitiva, à Embasa, o prefeito colocou a situação em que se encontra o município com o risco iminente de desabastecimento hídrico por conta da estiagem.

Para minimizar os efeitos da seca, os deputados e a delegação de Jânio Quadros levaram a questão à Embasa, onde o chefe de Gabinete, Bento Ribeiro, recebeu uma reivindicação solicitando a extensão de rede da barragem de Anagé para captação de água de Caraíbas para Maetinga, uma vez que já existe rede de Maetinga a Jânio Quadros, conforme explicou o prefeito

Foi solicitado a colocação em operação quatro poços artesianos para diluição com a água captada na barragem de Espinheiro. Com a ação pretende-se prolongar o abastecimento com água com menor teor de salinidade. Nos anos de 2010 a 2012, a cidade foi abastecida, praticamente por água dos poços artesianos com alto teor de salinidade. O prefeito enfatizou a necessidade de uma obra que resolva a questão hídrica do município em definitivo como a construção da Barragem de Morrinhos, projeta que aguarda a alocação de recursos e a construção de uma adutora para levar água da Barragem de Anagé. O chefe do gabinete da Presidência, Dr. Bento Ribeiro, se comprometeu a colocar em operação imediatamente a captação nos poços artesianos e avalizar a viabilidade da adutora da barragem de Anagé.