Na manhã desta segunda-feira(06), a equipe do SAMU – unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Jânio Quadros, esteve na Unidade de Saúde da Família, sede II , prestando orientações às mães  em caso de engasgo de criança ou Bebê.

Em entrevista ao portal de notícias janioquadros.com, a coordenadora do SAMU, Viviane Maciel, falou da importância de seguir os procedimentos  correto. Veja logo abaixo o áudio da entrevista.

 

977_30092015162455Resultado

NA HORA DE AMAMENTAR

Como os bebês costumam engasgar com o leite materno, é importante deixá-los no colo na posição vertical após a amamentação e deitá-los somente depois de alguns minutos. Para evitar que o bebê tenha refluxo durante o sono, a orientação é deixá-lo com a cabeça mais elevada. “O ideal é que deitá-lo do lado direito, com a cabeça elevada, pois o estômago situa-se do lado esquerdo. Dessa forma, evita-se que o bebê pressione o estômago e regurgite”, orienta.

CRIANÇAS ATÉ DOIS ANOS DE IDADE

As crianças com até dois anos de idade são mais propensas a engasgarem com objetos pequenos, pois estão na fase oral e podem colocar na boca o que encontram no chão e é importante que os adultos tenham cuidado ao manusear grãos, como milho e feijão, pois podem cair no chão e ficar ao alcance das crianças.
Nesses casos, a criança pode broncoaspirar esses grãos, ou seja, o alimento pode parar no pulmão em vez de cair no estômago. “Quando a criança broncoaspira um alimento ou um objeto ela pode demonstrar tosse, cansaço e palidez, dependendo do corpo estranho que ingeriu. Em casos assim, a chance de a criança chegar ao hospital ou ser socorrida no local em tempo hábil é maior do que quando ocorre um engasgo”, explica o médico.

Mas Iuri Sânzio adverte que nos casos de a criança broncoaspirar um corpo estranho o grande risco é entrar em insuficiência respiratória. “Dependendo do que a criança aspirou, ao entrar em contato com secreções e mucos do pulmão, pode inchar e comprometer a passagem do ar pelo pulmão, levando desconforto respiratório para a criança”.

DICAS PARA EVITAR ENGASGOS

– Evite dar alimentos como pipoca e bala, pois eles facilitam o engasgo aos menores de três anos;
– Deixe o chão de casa sempre limpo e tenha cuidado ao manusear alimentos em grão;
– Após a amamentação, deixe o bebê em posição vertical, no colo, por pelo menos 20 minutos antes de deitá-lo;
– Na hora de dormir, lembre-se de fazer com que o berço fique um pouco mais alto do lado em que a criança deita a cabeça;
– Deixe a criança dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação. Isso evita regurgitar e, consequentemente, a sufocação por engasgo;